Pré-treino — Importância, Efeitos e Sugestões de Alimentos.

Pré-treino

O que é Pré-treino?

Pré-treino é uma refeição, lanche ou suplemento consumido antes da atividade física. Está presente no dia a dia de quem pratica atividade física, o objetivo do pré-treino é fornecer a energia necessária para otimizar o desempenho durante a atividade física ou treino.

Qual a importância do pré-treino?

O Pré-treino visa fornecer uma combinação equilibrada entre carboidratos, proteínas e uma pequena quantidade de gordura saudável. As reservas energéticas do corpo são limitadas, portanto, o pré-treino tem um papel fundamental, contribuindo para que estas reservas permaneçam em bom funcionamento em nosso corpo ao longo da atividade física.

Com quanto tempo de antecedência devo consumir o Pré-treino?

Essa é uma dúvida muito comum quando o assunto é pré-treino. Se o pré-treino for em forma de suplemento ou ainda, alimentos de fácil digestão como uma banana, iogurte ou shake, 30 minutos antes do treino está de bom tamanho.

Se a refeição, pré-treino for mais substancial, como uma refeição bem completa com variações de proteínas, carboidratos mais complexos, gordura saudável, o ideal é consumir 60 minutos antes da atividade física.

Sobretudo, é importante considerar sua própria resposta ao consumo de suplementos e alimentos antes do treino. Algumas pessoas podem preferir o consumo do pré-treino com um intervalo maior de tempo da atividade física, para evitar desconforto gastrointestinal durante o exercício.

Quais são os principais alimentos e suplementos utilizados como pré-treino?

As opções são inúmeras, mas as mais comuns são:

Banana: Rica em carboidratos naturais e potássio, proporciona uma fonte rápida de energia.

Aveia: Fornece carboidratos complexos de liberação gradual, mantendo os níveis de energia estáveis durante o treino.

Iogurte grego: Uma excelente fonte de proteína e carboidratos, ajuda na recuperação muscular.

Frutas secas (como tâmaras ou passas): Fornecem carboidratos simples para energia imediata.

Pão integral com pasta de amendoim. Uma combinação de carboidratos e proteínas que sustentam a energia.

Ovos: Ricos em proteínas de alta qualidade, contribui para a construção muscular.

Batata-doce. Fonte de carboidratos complexos, fornecendo energia de forma sustentada.

Cereais integrais com leite: Carboidratos e proteínas são uma opção fácil e rápida.

Dicas finais…

Experimente diferentes opções de horários e alimentos, se possível, faça isso acompanhado de um profissional da área, cada pessoa reage de uma forma, não havendo assim uma regra geral, o mais importante é que observe como está se sentindo antes, durante e após a atividade física.

Além disso, é fundamental manter-se hidratado ao longo do dia, durante e após a atividade física, e se for necessário, considere incluir uma quantidade adequada de líquidos no pré-treino, a água tem um papel fundamental para a distribuição dos nutrientes no corpo.

E se você gostou dessas dicas, compartilhe com os amigos que praticam atividade física, e lembre-se, sempre consulte um profissional. Principalmente se você tem algum tipo de alergia ou intolerância alimentar.

Obrigado,

Até mais!

Você também pode gostar

https://www.youtube.com/channel/UCMIqZ8ORy2Xpep_hIYOr2Yw

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.