Olá, tudo bem?
Iniciaremos este post fazendo uma pergunta a você, quantas atividades físicas você praticou nesta semana? E neste mês, ano?
Se sua resposta foi nenhuma, ou apenas em um pequeno período, este post pode te ajudar a quebrar a inércia e começar definitivamente fazer uma atividade física. Ok, falar pode ser fácil para quem já pratica, então vamos aos fatos.
Sedentarismo e inatividade pelo aspecto cientifico.
Estudos recentes destacam as consequências negativas da inatividade para a saúde, incluindo impactos cardiovasculares, metabólicos e psicológicos. A inércia, portanto, não é apenas um obstáculo, mas um fator negativo determinante para o bem-estar, e ter consciência disso é fundamental para começar a quebrar a inércia.
Motivos para quebrar a inércia e começar?
Se você ainda não começou por falta de motivo, acima já temos alguns que são mais que suficientes para não ter desculpas. Mas além das razões citadas anteriormente, tudo pode começar através de algo que chamamos de Propósito!
Falando assim pode parecer clichê, então vai aqui uma definição simples, que você deve anotar aí, ler e decorar. Propósito é a razão significativa que impulsiona ações, dando direção e sentido à vida, seja na busca de metas específicas, na realização de intenções profundas ou na determinação firme de alcançar objetivos específicos. Ficou claro?
Seu proposito pode ser, querer viver mais, viver melhor, dar um bom exemplo a você ou a alguém que você ama?
Emocionante, não? Se você não quer fazer por você, tente fazer por alguém.
Dando o primeiro passo.
Se você se conscientizou das razões, e descobriu os seus propósitos, deixe escrito. Agora vem a parte mais fácil, se reorganize, redefina e anote seus horários, busque por uma atividade que goste, ou que seja familiar, não invente coisas complexas, lembre-se, você não faz nada hoje e não vai começar sendo nenhum super-herói Ok?
O ideal é fazer algo que não necessite se deslocar para um lugar longe, ou que demande tempo de preparo, o mais próximo possível de você é o ideal.
Então já me conscientizei, anotei os meus propósitos, me reprogramei nos dias e horários, defini minha atividade, agora comece gradualmente, algumas vezes na semana e com pouco tempo de atividade, crie metas facilmente alcançáveis, isso vai te dar animo e vontade de continuar sem querer desistir.
Se mantendo ativo para continuar a quebrar a inércia.
Ao longo da jornada, você viverá altos e baixos, terá dias difíceis e dias fáceis, sol, chuva, frio, calor. Importante fazer pequenos balanços sobre seu dia, sua semana e seu mês, se o saldo for positivo, você está no caminho.
Nos dias difíceis, uma dica importante é, voltar e reler seus propósitos, resgate a essência que te fez começar e que ajudará a seguir firme nos treinos. Nosso cérebro é um órgão preguiçoso que visa sempre poupar energia e esforço.
A atividade vai sendo encorporada a sua vida, e após alguns meses você começa a não se ver sem ela, o motivo se torna mais claro, você sabe que tem bons propósitos e um compromisso consigo.
Entenda, primeiro mudamos a nossa mente, nossa mente mudará o nosso corpo, e nosso corpo mudará a nossa mente de novo! Esse é o ciclo, a partir daí você melhora sua vida em todos os outros aspectos.
Espero que estas dicas tenham lhe ajudado a quebrar a inércia, conte nos comentários o que achou e compartilhe conosco mais dicas!
Abraço,
Oxysesporte.